O que as mulheres acham do termo “Plus-Size” – aqui está a resposta

De alguma forma, nos últimos 90 anos, desde que varejistas como  Lane Bryant  e  Evans  estavam começando até hoje, o termo “plus size” tornou-se um  termo muito contestado. Agora, defensores, modelos e celebridades debatem se é ofensivo, fortalecedor ou deve ser abandonado por completo.

Para alguns, “plus size” é um termo marginalizante que incorpora as tendências de envergonhar a gordura da sociedade. Como Melissa McCarthy disse à Refinery29 , “Você está pegando uma categoria de pessoas e dizendo a elas: ‘Você não é realmente digno'”. Esse é o sentimento por trás da campanha #DropThePlus , que argumenta que modificadores como “plus” alienam compradores de medidas maiores e reforçam o skinny-as-norm. É também por isso que a ModCloth  recentemente abandonou  sua categoria de tamanho maior.

Por outro lado, como a campanha #PlusIsEqual de Lane Bryantsugere, “plus” também pode ser recuperado de formas que fortaleçam mais essas pessoas. A modelo de tamanho 22 Tess Holliday diz que  não se ofende  com o termo “gorda”, e a modelo Candice Huffine disse a uma multidão em um grande evento da Lane Bryant, na Times Square, que eles estão “redefinindo” o rótulo.

Mas esses são modelos, que são os mais solicitados  a se pronunciar sobre o termo. O que os compradores não-celebridades, aqueles que usam regularmente roupas de tamanho plus size realmente sentem sobre isso? Para descobrir,  foi realizada uma pesquisa onde perguntaram o que as pessoas na rua acham do termo “tamanho positivo”.

Aqui está o que as pessoas tinham a dizer. Veja abaixo diversas opiniões de pessoas diferentes:

“Eu acho que o termo é bom quando se trata de encontrar tamanhos de roupas (vindo de alguém que tem medidas maiores), mas eu acho que as/os modelos plus-size devem ser considerados modelos qualquer qualquer outro.” Maria Cláudia.

“Eu prefiro o termo ‘plus size’ do que o temo ‘large’ – Alice Ramos.

“Eu não me importo; é mais fácil encontrar minhas roupas”. Arthur Lemos.

“Pessoalmente, penso que o termo ‘plus size’ significa simplesmente que o tamanho das roupas é maior do que os tamanhos usuais que uma loja normalmente possui. Mas há um estigma sobre alguém que usa roupas ‘plus size’ ligado às conotações negativas de termos como “gordo” e “obeso” por exemplo. – Antônio Falcão.

“O termo ‘plus size’ é usado como um termo de categorização, nos termos da identificação de tamanhos de moda, mas pode ser visto como um termo marginalizante quando se trata da exceção para tamanhos médios na indústria”. –  Rômulo Neto.

“Eu acho que o tamanho maior é usado por lojas de roupas para separar as garotas e roupas ‘bonitas’ das roupas grandes, feias. Amanha Ramalho.

“Eu não gosto dessa palavra. ‘Plus Size’ … me faz querer colocar um saco na cabeça sempre que vou comprar roupas.” –  Roberta Soares.

“É uma ferramenta segregacionista para evitar que as garotas bonitas e magras comprem ao lado das garotas gordinhas. Alexandra Dias. 

“Como um alvo de tamanhos ‘plus’, muitas vezes tenho a sensação de que é um pouco alienante, há o tamanho normal e há o” plus. Será que a gordura  das pessoas são um motivo para separá-las? Alberta Gomes.

“Acho desnecessário. Se pudermos nos livrar de seções de gênero para brinquedos e roupas, podemos nos livrar da seção ‘plus size’. Vinicius Amorim.

“Não há sinalização nas lojas com o termo ‘tamanho normal’. Apenas mantenha todos os tamanhos no mesmo rack, e deixe-me encontrar um que se encaixe melhor sem rotulá-lo ‘mais’ ou não. Alba Comin.

“Nenhuma distinção precisa ser feita. Coloque as roupas na prateleira em ordem de tamanho. Simples assim”. – Arquimedes Suarez.

Deixe um comentário